União São João Esporte Clube

 União São João Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Araras, no interior de São Paulo. Foi fundado com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João. Suas cores são verde e branco. Atualmente disputa a Série A3 (Terceira Divisão) do Paulistão.

É um clube conhecido por revelar jogadores, como o lateral-esquerdo Roberto Carlos, ex-jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, além de outros talentos do futebol brasileiro.

Sucessor da Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, foi fundado em 14 de janeiro de 1981, para preencher a lacuna que se instalou no futebol profissional da cidade, após a desativação desses departamentos nos tradicionais clubes como a AA Ararense, o Comercial FC, entre outros. Hermínio Ometto, dono da Usina São João, foi o realizador do sonho ararense de ter uma equipe que representasse bem a cidade.

Nesse mesmo ano, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3). No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A2). Em 1987, veio o primeiro título importante, o da Segunda Divisão (atual A2), levando o clube a participar da divisão de elite, fato inédito na cidade. Em 1994, tornou-se o primeiro clube-empresa do Brasil, com a criação da União São João S/A, controladora do União São João Esporte Clube.