Clube Náutico Marcílio Dias

Clube Náutico Marcílio Dias ou Marcílio Dias é um clube do futebol brasileiro sediado na cidade de Itajaí, Santa Catarina e fundado em 17 de março de 1919. O Marcílio Dias também é conhecido como “Marinheiro”, por causa do nome do clube. Marcílio Dias foi um marinheiro que combateu na batalha naval do Riachuelo, na Guerra do Paraguai.

Disputando o Campeonato Catarinense de Futebol em sua divisão principal, o Clube Náutico Marcílio Dias faz seus jogos no Estádio Hercílio Luz, conhecido por Gigantão das Avenidas. A sua sede fica junto ao Estádio, na Rua Gil Stein Ferreira, sendo um dos mais bem localizados estádios do Brasil, exatamente na parte central de Itajaí. As cores vermelho e azul (rubro-anil) foram adotadas em homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital de Santa Catarina: Riachuelo (azul) e Martineli (vermelho).

Entre os feitos do marinheiro estão um vice-campeonato do 1º Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol em 1962, um 40º lugar geral do campeonato brasileiro de 1986, um 3º lugar na divisão de acesso(equivalente a Série C) do campeonato brasileiro de 1988,semifinalista do Torneio Mercosul 1995, um campeonato Catarinense em 1963 e oito vice-campeonatos Catarinenses.

Também conhecido como Siri Mecânico, referência ao time de 1988, que venceu três taças, mas acabou eliminado nas Semifinais do Campeonato Catarinense.

Marcílio Dias é o terceiro clube que mais disputou o campeonato catarinense da Divisão Principal. No entanto, em 2012, acabou rebaixado, ao ser lanterna na classificação geral do Catarinense com apenas 6 pontos.