Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense

é um clube brasileiro de futebol da cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo. Suas cores são verde e vermelho. Atualmente é o maior clube da cidade de Rio Claro.

Fundado em 28 de agosto de 1910, um ano apenas após seu maior rival – o Rio Claro Futebol Clube – por Venâncio Baptista Chaves, Miguel Ângelo Brandoleze, Miguel Ferrari e Amadeu Rocco, no propósito de criar um clube que promovesse o ciclismo. Esta modalidade perdurou por uma década. Grandes azes do pedal da época, como: Alberto Lassem Filho (Nessal), Venâncio Baptista Chaves (Vebacha) e outros tantos. Em 1920, o clube foi reorganizado e um movimento encabeçado por Felício Castellano e Aldino Tebaldi, introduziram a prática do futebol. A partir daí, o clube passou a acumular triunfos. Com cinco anos de atividade conquistou seu primeiro título de Campeão do Interior, para em 1926, ser vice – campeão do estado de São Paulo, pela APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos.

Em 1948, ingressa no profissionalismo da FPF. Neste mesmo ano, pela “Melhor de 3″, contra o Rio Claro Futebol Clube em disputa da “Taça A Favorita”, o rubro-verde, leva a melhor e conquista esta taça, com estes resultados 2 a 1, 1 a 1, e 2 a 2. Foi ainda neste ano que aconteceu o primeiro “Dérbi” estando o Velo Clube no profissionalismo. Este jogo aconteceu no campo do Velo no antigo Estádio do Bairro da Saúde e com grande público para ver a vitória Velista contra o Timaço que tinha o rival Galo Azul, por 2 a 1, gols marcados por Freitas (contra) e Dinho (Luiz Salomão) para o Velo Clube e cobrando penalidade máxima, faltando 2 minutos para terminar o jogo, Gradim descontou para o Rio Claro FC.

Em 1953, a FPF determina que somente clubes de cidades com mais de 50 mil habitantes, poderiam disputar a segunda divisão. Só em 1968 que o Velo Clube sagra-se campeão da Primeira Divisão. Logo em seguida à conquista do título, o Velo licencia-se para a construção de seu novo estádio. As obras iniciaram-se em 22 de Junho de 1969, com a cooperação da comunidade e foi inaugurado em 7 de Setembro de 1972, com o jogo Velo Clube 1 x 4 Palmeiras. No mesmo ano o Velo fica Campeão da séria “Belfort Duarte”.

A maior glória para os torcedores velistas, sem dúvida nenhuma foi ter ascendido a Primeira Divisão do futebol paulista no ano de 1978. E também de uma humilhante vitória em cima do eterno rival o Rio Claro F.C., mais conhecido na cidade por ” Aguinha! ” O placar foi de 11 x 2 em 1983.

No ano de 2011, após o acesso consequente do vice-campeonato da Série B do campeonato Paulista (4ª divisão)no ano anterior, o Velo Clube Rioclarense disputa a série A3 do Campeonato Paulista, o equivalente a 3ª Divisão do estado, e se classifica em 2º lugar para o quadrangular final onde foram disputados 6 jogos contra Penapolense, Taubaté e XV de Jaú em dois turnos no qual o clube Rioclarense conquistou o acesso para a série A2 do estado ao terminar na 2ª posição após na última rodada vencer o Esporte Clube Taubaté pelo placar de 4 a 1 jogando no Benitão.

O Velo Clube tinha estádio próprio, o Benito Agnelo Castelano (Benitão); porém, devido as enormes dívidas contraídas pelo clube na década de 1990 e no começo dos anos 2000, o estádio foi declarado Municipal.